Preces & Orações 
 

Objetivo Desta Página 


Ela destina-se aos seguintes irmãos: 

  1. aos católicos afastados que sentem a necessidade do seu reencontro com Deus, através da oração;

  2. aos que residem em outros países e não dispõe  de livros de orações na língua portuguesa; 

  3. aos que estão fora de sua residência, têm acesso à Internet e sentem a necessidade de sacar uma oração específica para as suas necessidades imediatas; 

O embasamento teórico deste trabalho está centrado no pequeno resumo do  livro “A Oração” de Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787) [1] 

As orações são retiradas de vários livros de orações católicas e são todas aprovadas pela Igreja. Sugestões e contribuições são bem-vindos. 



Introdução  

Santo Afonso, conhecido como Doutor da Oração, foi um homem que muito orou. Em média ele dedicava oito horas diárias de oração. 

Todo cristão tem a necessidade absoluta de pedir a Deus a salvação e de como o devemos fazer. Santo Afonso recomendava que todos fizessem pelo menos uma hora de oração diária, além de freqüentes e rápidas preces nas diversas oportunidades do dia. A graça de orar é dada normalmente a todos e, mediante a oração, todos podem obter de Deus os outros auxílios necessários para a salvação 

Sem a oração, segundo a providência ordinária de Deus, serão inúteis todas as meditações, todos os propósitos e todas as promessas. Deus não concede senão a quem reza e reza com perseverança. A oração consiste propriamente na elevação da alma a Deus. 




A oração à luz da Bíblia  

As Sagradas Escrituras são ricas em passagens que reforçam a prática da oração. Eis algumas delas: 

Citação Bíblica

Localização

É preciso rezar sempre e nunca descuidar 

Lc 18, 1 

Vigiai e orai para não cairdes em tentação 

Mt 25,41  

Pedi e dar-se-vos-á 

Mt 7,7 

Chama por mim, e eu te ouvirei 

Jr 33, 3 

Invoca-me e eu te livrarei  

Sl 49, 15 

Vosso Pai que está nos céus dará bens aos que lhe pedirem  

Mt 7,11 

Todo aquele que pede, recebe; todo o que busca, acha  

Lc 11,10 

Tudo o que pedirdes orando, crede que haveis de receber e que assim vos sucederá  

Mc 11,24 

Vinde a mim todos os que trabalhais e vos achais carregados e eu vos aliviarei  

Mt 11, 28 

A oração é alimento para a alma   

São João Crisóstomo dizia: “assim como a alma dá a vida ao corpo, assim também a oração mantém a vida da alma. Assim como o corpo não pode viver sem a alma, assim a alma sem a oração está morta e exala mau cheiro”. Portanto enquanto a comida é o alimento para o corpo, a oração é o alimento para a alma. 

A oração é uma arma  

A oração é a mais poderosa arma para nos defendermos dos nossos inimigos. Adão pecou porque não rezou quando foi tentado. 

Necessidade da oração  

Deus sabe como a oração é útil para conservar a humildade e para exercer a confiança. São Francisco de Assis já dizia que  sem a oração, nunca pode uma alma produzir bons frutos. Já São João Crisostomo dizia que o homem mais poderoso é o que reza. Rezemos orações curtas, mas fervorosas! Se não nos salvarmos, a culpa é nossa. 


Intercessão dos Santos   

Conforme o Concílio de Trento, é lícito e útil invocar santos como intercessores, para ele suplicarem, pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, o que nós por nossos deméritos não somos dignos de receber. 

A oração e as almas do purgatório  

São Tomas afirmava que as almas do purgatório estão em estado de expiação, e, por isso, são inferiores a nós. Não se acham em condição de rezar por nós, mas, pelo contrário, necessitam de nossas orações. Manda a caridade que socorramos o próximo em suas necessidades, incluindo-se aqui as benditas almas do purgatório. Elas, apesar de não estarem mas nesta vida, nem por isso deixam de pertencer à comunhão dos santos. Santo Agostinho já dizia que as almas dos fiéis defuntos não estão separada da Igreja. Aqui vai um lembrete, segundo São Boaventura, que afirmava que as almas do purgatório são tão pobres que não podem satisfazer por si próprias à justiça divina. 

Nós, com os nossos sufrágios e, principalmente com as orações recomendadas pela Igreja, bem podemos auxiliar aquelas santas almas. Se algum de nós obtiver, com suas orações, a salvação de uma alma do purgatório e a sua entrada no céu, essa alma dirá a Deus: “Senhor, não permitais se perca quem me livrou das chamas do purgatório”. Santo Agostinho já dizia que quem nesta vida mais socorrer as almas do purgatório, Deus fará com que seja também socorrido por outro,  quando estiver lá no meio daquelas chamas. 


Deus nos atende a qualquer hora  

São João Crisostomo já dizia que Deus está sempre pronto a ouvir a voz de seus servos e nunca acontecerá que não atenda, sendo invocado como convém. Ele dizia ainda que quando rezamos, antes de terminarmos a exposição de nossas súplicas, Deus já nos atende 

O grande papel das súplicas 

Todo o nosso cuidado deve consistir em rezarmos com confiança, certos de que, orando, estarão para nós abertos todos os tesouros do céu. S.João Boaventura dizia que todas as vezes que o homem recorre devotamente ao Senhor pela oração, ganha bens que valem mais do que todo o mundo. 

Santo Agostinho também dizia que algumas almas devotas empregam muito tempo em ler e meditar, mas pouco se ocupam com as súplicas. Não resta dúvida que a leitura espiritual e a meditação das verdades eternas sejam coisas de utilidade, mais muito mais úteis são as súplicas. Ele dizia ainda que melhor é rezar do que ler: na leitura ficamos conhecendo o que devemos fazer, mas na oração recebemos o que pedimos. 


Condições da oração  

  • Rezemos por nós mesmos 

  • Rezemos muito pela conversão dos pecadores 

  • Peçamos as graças necessárias à salvação (os bens temporais não são necessárias à salvação) 

  • Quem pede a Deus humilde e confiadamente coisas necessárias para esta vida, ora é ouvido por misericórdia e ora não é atendido por misericórdia; pois, do que o doente tem necessidade, melhor sabe o médico do que o doente (S. Agostinho) 

  • Quando Deus nos atende é sempre para nosso maior bem 

  • Que rezemos com devoção e perseverança. Com devoção, quer dizer, com humildade e confiança; com perseverança, que dizer, sem deixar de rezar até a morte (S. Tomás) 

  • Considerar que Deus ouve a oração dos humildes e repele a dos orgulhosos. 

  • Lembrar que, por mais carregada que esteja uma alma de pecados, Deus não pode desprezar um coração quem se humilha 

  • pedir com fé e sem hesitação alguma; 

  • Considerar que jamais se perdeu quem confiou em Deus 

  • Ter em mente que nenhum pecador arrependido pediu ao Senhor benefícios, sem receber o que desejava 

  • Considerar, finalmente, que a graça da oração é concedida a todos; Ele quer a salvação de todos e Ele ama os que nele confiam 


Orações para todas as ocasiões  

Apresentamos a seguir um repositório de orações que foram copiadas de vários livros de orações católicas. Esta página está em plena construção. Se você tem uma boa sugestão de oração então nos escreva pois “a graça da oração é concedida a todos”. Paz e Bem! 

Veja a relação de orações disponível até esta data: 


PROFISSÃO DE FÉ 
Símbolo dos Apóstolos 

Creio em Deus Pai todo-poderoso. Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna, Amém 

[Relação de Orações]  [Início] 



PAI NOSSO 

Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim com nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal, Amém.  

[Relação de Orações]  [Início] 



AVE MARIA 

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita seja vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, Amém.  

[Relação de Orações]  [Início] 




GLÓRIA AO PAI 

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém  

[Relação de Orações]  [Início] 



SALVE RAINHA 

Salve, Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.  

[Relação de Orações]  [Início] 



INVOCAÇÃO AO DIVINO ESPIRITO SANTO 

Vinde, Santo Espírito, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.  
Oremos:  
Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto, e gozemos sempre de suas consolações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.  Amém  

[Relação de Orações]  [Início] 



ORAÇÃO DA MANHà

Senhor, no início deste dia, venho pedir-te saúde, força, paz e sabedoria. Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente; ver, além das aparências, teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um. 

Cerra meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade. Que só de bênçãos se encha meu espírito. 

Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se achegarem a mim, sintam a tua presença. 

Senhor, reveste-me de tua beleza, e que, no decurso deste dia, eu te revele a todos. Amém 

[Relação de Orações]  [Início] 



ORAÇÃO DA NOITE 

Boa noite Pai. Termina o dia e a ti entrego meu consaço. 
Obrigado por tudo e... perdão. 
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças; 
Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmão; 
Obrigado  também por isso que me fez sofrer... 
Obrigado porque naquele momento de desânimo lembrei que tu és meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação... 
Obrigado, Pai, porque me deste uma Mãe! 
Perdão, também, Senhor! 
Perdão por meu rosto carrancudo; 
Perdão porque não me lembrei que não sou filho único, mas irmão de muitos; Perdão, Pai, pela falta de colaboração e serviço e porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto; 
Perdão por ter guardado para mim tua mensagem de amor; 
Perdão por não ter sabido hoje entregar-me e dizer: "sim", como Maria. 
Perdão por aqueles que deviam pedir-te perdão e não se decidem. 
Perdoa-me, Pai, e abençoa os meus propósitos para o dia de amanhã, que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanhã seja um initerrupto "sim" vivido conscientemente. 
Boa noite, Pai. Até, amanhã. 

[Relação de Orações]  [Início] 



NOVENA  AO MENINO JESUS DE PRAGA 

Jesus que dissestes: Pedi e recebereis, procurai e achareis; por intermédio de Maria, vossa sagrada mãe, eu bato, procuro e vos rogo que minha prece seja atendida (menciona-se o pedido).  

Jesus que dissestes: Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele atenderá; por intermédio de Maria vossa sagrada mãe, eu humildemente rogo ao vosso Pai, em vosso nome, que minha oração seja ouvida (menciona-se o pedido).  

Jesus que dissestes: O céu e a terra passarão, mas a minha palavra não passará; por intermédio de Maria, vossa sagrada mãe, eu confio que minha oração seja ouvida (menciona-se o pedido).
  

(Rezar 3 Ave Marias e 1 Salve Rainha

[Relação de Orações]  [Início] 



ORAÇÃO AO SANTO DE NOSSA DEVOÇÃO [2

  1. Senhor, pelos merecimentos e pela intercessão de vosso servo......................... fazei que estejamos sempre prontos em aprender as verdades da fé e sempre fortes em confessá-las
  2. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém 
  3.  Senhor, pelos merecimentos e pela intercessão de vosso servo ................... conservai a caridade em nossos corações, para que possamos sempre amar-vos sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos.
  4. Glória ao Pai... 
  5. Senhor, pelos merecimentos e pela intercessão de vosso servo.................... fazei que em todas as famílias reine o santo temor de Deus, na observância da vossa lei. 
  6. Glória ao Pai... 
  7. Senhor, pelos merecimentos e pela intercessão de vosso servo.................... dai forças à juventude para que vença as insídias do mal e seja sempre mais apóstola da verdade e do bem. 
  8. Glória ao Pai...   
  9. Senhor, pelos merecimentos e pela intercessão do vosso servo ................. abençoai os emigrantes em terras estrangeiras e fazei que jamais esqueçam a pátria do céu. 
  10. Glória ao Pai... 
  11. Senhor, pelos merecimentos e pela intercessão de vosso servo............. fazei que aos pobres não falte o pão e aos abandonados a compreensão e o afeto. 
  12.  Glória ao Pai... 
  13. Senhor, pelos merecimentos e pela intercessão de vosso servo...........confortai os nosso doentes, dando-lhes a desejada saúde ou a resignação cristã. 
  14. Glória ao Pai...  

[Relação de Orações]  [Início] 


 
ORAÇÃO PARA PEDIR A PROTEÇÃO DE UM SANTO [2] 

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo eu vos adoro e vos agradeço por terdes dados ao mundo .............., que soube em sua vida imitar tão perfeitamente os exemplos de Cristo, a ponto de ser colocado como modelo para nós, que ainda  peregrinamos neste mundo.  
   
 Sua fé na mensagem de Cristo sua caridade ardente e sua vida de esperança orientada unicamente para Deus são motivos de força e entusiasmo para nós.  
   
 Sua bondade, Senhor, sensibilizou-me e sentindo-me indigno de recorrer diretamente a vós, faço-o por meio de ..........., o santo da minha confiança.  
   
 Para ser digno de sua intercessão prometo imitar seus exemplos.  
   
 [expressa-se o pedido] 
  
 Senhor, dignai-vos atender meu pedido, se essa for a vossa vontade. Amém.  

  
[Reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai] 

[Relação de Orações]  [Início] 

  

ORAÇAO DA PAZ [3] 

Amemos a doçura da paz, e voltemos à concórdia com toda a pureza e sinceridade do coração, imitando Aquele que tudo pacificou por seu Sangue, que é verdadeiramente a paz e que reconciliou consigo todas as coisas, "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os nossos corações e as nossas inteligências em Cristo Jesus nosso Senhor (Fl 4,7), a quem seja dada honra e glória, nos séculos dos séculos. Amém. 

[Relação de Orações]  [Início] 

 

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO [2] 

Meu Deus, que profunda impressão deixou em minha alma o dia do meu casamento. Naquele dia cumpri o ato mais importante de minha vida. 

Lembro-me das disposições que tive e dos bons conselhos que recebi. Disse-nos o sacerdote que, daquela hora em diante, começava a nossa vida a dois, Juntos iríamos viver, juntos iríamos aperfeiçoando-nos um ao outro. 

No auge da felicidade tudo me parecia tão fácil. Fiz um programa maravilhoso para mim. 

Agora porém que se passaram ....... anos, como estou? Fui sempre fiel aos meus deveres? Ofusquei alguma vez a serenidade de nosso lar?  Contristei minha família que eu deseja tornar alegre e feliz? 

Senhor, perdoai as minhas falhas, dai-me força e maior constância nas resoluções tomadas, fazei renascer em mim a graça do sacramento do matrimônio, a fim de que, com renovado fervor corrija as minhas negligências e repare as faltas cometidas. Amém. 


[Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai

[Relação de Orações]  [Início] 



ORAÇÃO DAS MÃES [2] 

Sois, meu Deus, o Criador e verdadeiro Pai de meus filhos. 

De vossas mãos os recebi cheios de vida, como a dádiva mais preciosa que me podíeis ter dado e que vossa bondade conserva para minha consolação e alegria. 

Agradeço-vos de todo o coração, e consagro-vos inteiramente a mim mesma e aos meus filhos, para que vos sirvamos e vos amemos sobre todas as coisas. 

Abençoai-nos, Senhor, enquanto eu, em vosso nome, os abençôo. 

Não permitais que, por negligência de minha parte, venham ele a se desviar do bom caminho. 

Velai sobre mim para que eu possa vela sobre eles e educá-los no vosso santo temor e na vossa lei. 

Fazei-os dóceis, obedientes, inimigos do pecado, para que não vos ofendam jamais. 

Colocai-os, Senhor de bondade, sob a maternal proteção de Maria Santíssima, para que ela os proteja sempre. 

Afastai deles as doenças, a pobreza e as impurezas demasiado perigosas. 

Livrai-os de todas as desgraças e perigos da alma e do corpo e concedei-lhe todas as graças que sabeis serem-lhes necessárias, a fim de que sejam bons filhos, bons cristãos e fiéis servidores da pátria. 

Fazei, Senhor, que possamos um dia, encontrar-nos todos reunidos na celeste Igreja triunfante, Amém.
 

[Relação de Orações]  [Início] 



ORAÇÃO PELO MARIDO E PELA ESPOSA [2] 

Deus, Pai de misericórdia, que, criando a mulher sujeita ao homem, mandastes que ele a tratasse como esposa e a considerasse sempre como parte de sim mesmo, suportando-lhes os defeitos, socorrendo-a  nas necessidades e completando-a nos seus limites, fazei que o meu marido seja sempre fiel aos seus deveres. Que ele seja sempre, com vossa graça, reto nos juízos, sóbrio nos conselhos, prudente nas deliberações, feliz nos empreendimentos, humilde na prosperidade, cumpridor de seus deveres, generoso em socorrer os outros. Afastai dele tudo o que possa demovê-lo do caminho da justiça e concedei-lhe os auxílios necessários para que ele não somente alcance a perfeição do seu estado, mas seja também para mim uma força e um estímulo para a minha santificação. E assim, juntos, alcancemos a felicidade do céu, Amém. 

[Relação de Orações]  [Início] 



ORAÇÃO PELOS FILHOS
[2]  

Meu Deus, eu vos ofereço meus filhos; vós mos destes, eles vos pertencerão para sempre; eu os educo para vós e vos peço que os conserveis para a vossa glória. 

Senhor, que o egoísmo, a ambição, a maldade não os desviem do bom caminho. Que eles tenham força para agir contra o mal e que o movente de todos os seus atos seja sempre e unicamente o bem. 

Há tanta maldade nesse mundo, Senhor, e vós sabeis como somos fracos e como o mal, muitas vezes, nos fascina; mas vós estais conosco e eu coloco meus filhos sob a vossa proteção. Sede-lhe luz força e alegria nesta terra, Senhor, para que eles vivam por vós nesta terra e no céu, todos juntos, possamos gozar de vossa companhia para sempre. Amém. 

[Relação de Orações]  [Início] 



ORAÇÃO POR UMA PESSOA DOENTE
[4]  

Ó meu Deus, vede esta pessoa doente diante de Vós. Ela vem pedir-vos o que deseja e o que considera como a coisa mais importante para si. Vós, ó meu Deus, fazei com que estas palavras penetrem em seu coração: 'O que é importante é a saúde da alma.'

Senhor, faça-se nela, em tudo, a Vossa vontade. Se desejais a cura dela, seja-lhe concedida a saúde. Mas, se for outra a Vossa vontade, que ela continue carregando sua cruz.

Peço-vos também por nós, intercessores dela; purificai nossos corações, tornando-nos dignos canais da Vossa santa misericórdia. Protegei-a e aliviai seus sofrimentos. Que se cumpra nela a Vossa santa vontade. Através dela, seja revelado o Vosso santo nome. Ajudai-a a carregar, com coragem, a sua cruz.

Depois desta oração rezar três vezes o Glória ao Pai.

(Em 22.6.85, Nossa Senhora ditou a Iélena a oração seguinte, dizendo-lhe ser a mais bela oração a ser feita por uma pessoa doente. Colaboração de Fernando César)

[Relação de Orações]  [Início] 



CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS [4]

Ó Jesus, sabemos que fostes manso e oferecestes, por nós, o Vosso Coração. Coração coroado por espinhos e pelos nossos pecados. Sabemos que hoje também rezais pela nossa salvação. Jesus, lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado. Fazei que, por meio do Vosso Santíssimo Coração, todos nós, seres

humanos, nos amemos. Desapareça o ódio do seio da humanidade. Mostrai-nos o Vosso amor. Todos nós Vos amamos e desejamos que o Vosso Coração de Pastor nos proteja de todo o pecado. Entrai em todos os corações, ó Jesus! Batei. Batei à porta do nosso coração. Sede paciente e perseverante. Nós continuamos ainda fechados, porque não compreendemos a Vossa vontade. Batei continuamente. Fazei, ó bom Jesus, que saibamos abrir para Vós os nossos corações, ao menos quando nos lembrarmos da Vossa paixão, que sofrestes por nós. Amém.
(Ditada a Iélena, em 28.11.83, colaboração de Fernando César )

[Relação de Orações]  [Início] 

 

CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Ó Coração Imaculado de Maria, repleto de bondade, mostrai-nos o Vosso amor. A chama do Vosso Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens. Nós Vos amamos infinitamente. Imprimi nos nossos corações o verdadeiro amor, para que sintamos o desejo de Vos buscar incessantemente. Ó Maria, Vós que tendes um Coração suave e humilde, lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado. Vós sabeis que todos os homens pecam. Concedei que, por meio do Vosso Imaculado e Materno Coração, sejamos curados de toda doença espiritual. Fazei que possamos sempre contemplar a bondade do Vosso Materno Coração e nos convertamos por meio da chama do Vosso Coração. Amém.
(Ditada a Iélena, em 28.11.83, colaboração de Fernando César )


Fontes 
[1] A Oração, S.Afonso de Ligório, Editora Santuário, 1994 
[2] Dialogo Com Deus, Edições Paulinas, 1981 
[3] Frei Gilberto de Tornaco, OFM, Devocionário da Família Franciscana, 1996
[4] Orações Ensinadas em Mediugorie 



Aceitamos sugestões de nossos visitantes.

 

MUNDO CATÓLICO® - Página atualizada em 05/12/03