Grupo de Discussão Mundo Católico
barra2.gif (405 bytes)

Objetivo

Este local virtual de debates é dedicado a todos os irmãos e irmãs de língua portuguesa que visitam o MUNDO CATÓLICO, quer sejam católicos ou admiradores do catolicismo. A título de sugestão apresentamos algumas das atividades que poderão ser desenvolvidas neste grupo:

  • Troca experiências e informações no campo da espiritualidade católica;
  • Perguntas e curiosidades sobre o catolicismo;
  • Sugestões, críticas e comentários sobre o site MUNDO CATÓLICO,
  • Desenvolvimento de discussões que objetivem o aumento do conhecimento de todos, à luz da fé católica;
  • Propagação de notícias, eventos e informações de interesse dos católicos

Ele está direcionado exclusivamente para temas ligados à Igreja Católica Apostólica Romana e toda a sua doutrina decorrente. Quem participa dele compromete-se desde já manter uma atitude de respeito à Igreja e ao irmão. Não seguir estas duas regras básicas poderá implicar no desligamento ou suspensão do participante; o retorno do mesmo passará necessariamente por uma aprovação prévia do moderador/administrador do fórum. Assim, o ingresso a este grupo depende da aprovação prévia do moderador. Quem participa deste fórum implica no conhecimento e na aceitação das regras aqui estabelecidas.

 

Por quê há a necessidade da aprovação prévia de novos participantes?

É garantida a inclusão de qualquer participante pois não há  restrições de qualquer natureza, isto é, este grupo é aberto para católicos e não católicos, desde que os assuntos tratados estejam relacionados ao catolicismo. 

Todavia, religião é sempre um assunto muito polêmico para uma audiência bastante heterogênea, em que a formação religiosa dos participantes é diversificada ou até inexistente, sobretudo quando trata-se de não católicos. A experiência constatada  em fóruns similares indica que, muitas vezes,  há discussões irreconciliáveis, onde os debatedores baixam o nível com agressões mútuas, ataques à Igreja Católica, considerados inconvenientes para a boa convivência de uma comunidade de católicos. Ademais, quando há uma atitude considerada imprópria para um fórum de debate, como por exemplo, a remessa de mensagens contendo propaganda ou assunto não desejado (spamming) ou outros comportamentos  incabíveis, o participante poderá ser fraternalmente advertido em "private" pelo moderador.

Na reincidência, o participante será colocado na condição de "moderado", isto é, a divulgação da mensagem dele para todo o grupo dependerá da aprovação prévia do moderador. Neste caso caberá ao moderador fazer também o comunicado para a parte infratora, em "private", contendo o motivo e o período em que a mesma permanecerá nessa condição. Uma segunda reincidência implicará na retirada definitiva do cadastro, a bem da harmonia do grupo. Quanto à suspensão, o retorno futuro do participante passa por uma aprovação prévia do moderador, daí o caráter do controle do acesso  de "novos" participantes. Não há um servidor de "mailing list" com esta sofisticação de controle  para assinantes indesejáveis, dai o tratamento ser igual para todos, infelizmente. Desculpem-nos!

 

Como participar?

Envie uma mensagem para "MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br" 

Uma vez recebidas as boas vindas, o participante estará habilitado receber mensagens que circulam no grupo. O interessado só pode se comunicar com o grupo quando, na sua primeira mensagem, fizer a sua auto apresentação (nome, cidade onde reside, a religião que professa e outras dados de seu interesse); sem a primeira mensagem de autoapresentação o seu e-mail fica automaticamente na condição de MODERADO isto é, sua mensagem só aparece para o grupo com a prévia aprovação do MODERADOR. O endereço para postagem de mensagens para o grupo é: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br

Para quem ainda não tem experiência com grupos virtuais de discussão ou achar tudo isso muito complicado, o pedido de inclusão do seu e-mail poderá ser feita através do e-mail  infomcARROBAmundocatolico.com.br, (substitua a palavra ARROBA pelo caractere "@" como de costume); no campo "assunto" do pedido deverá conter a expressão GRUPO MUNDO CATÓLICO/INCLUSÃO DE E-MAIL. Coloque também o seu nome completo e a cidade onde você reside.

 

Confirmação do administrador

Sendo um grupo de discussão com aprovação prévia de acesso, a confirmação da inclusão de novos endereços é feita pelo administrador. Portanto, quando alguém faz a solicitação de adição de um novo e-mail, o responsável pelo grupo recebe outra mensagem do servidor (yahoogrupos) informando o desejo desse novo interessado. Pelo menos uma vez ao dia o administrador fará a inclusão definitiva dos novos interessados no "mailing list", caso não haja restrições, conforme já explicado no item "Por quê há a necessidade da aprovação prévia de novos participantes?".

 

Um moderador à sua disposição

Este grupo tem um moderador, isto é, sempre que oportuno haverá a intervenção do mesmo para a manutenção do equilíbrio nas discussões e a eliminação dos excessos. O atual moderador e organizador do grupo é Everaldo Souto Salvador (leigo, franciscano secular); outros moderadores coadjuvantes poderão ser admitidos no grupo.

 

Como sair do grupo?

Remeter uma mensagem em branco (apenas o endereço do destinatário e nada mais) para MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

Se o pedido de retirada outomática for originado através de um outro endereço, além daquele cadastrado no "mailing list", o pedido não será processado pelo servidor  da Yahoogrupos. Neste caso, o interessado deverá escrever para infomcARROBAmundocatolico.com.br, solicitando a retirada manual do endereço. No "subject" deverá conter a expressão GRUPO MUNDO CATÓLICO/RETIRAR E-MAIL. Em até  48 horas o seu pedido será processado.

 

Como mudar de endereço?

O interessado deverá inicialmente retirar o endereço antigo, através do procedimento "Como sair do grupo?". Em seguida deverá fazer a inclusão do novo endereço conforme o item "Como participar?" ou então enviar uma mensagem para o administrador do grupo, colocando no "subject" a expressão GRUPO MUNDO CATÓLICO/MUDANÇA DE ENDEREÇO. Colocar no corpo da mensagem os endereços antigo e atual, bem como seu nome completo e a cidade onde reside.

 

Uma vez inscrito, como proceder?

O primeiro passo é fazer a própria apresentação pessoal. Só a título de sugestão, indicamos os seguintes dados que deveriam ser inicialmente apresentados pelo recém-chegado na sua primeira mensagem direcionada ao grupo: nome completo, cidade onde reside, formação religiosa, idade (opcional), interesses específicos dentro do tema "religião católica" (se for o caso), etc.

Conforme o crescimento do grupo, um bom volume de mensagens poderá ser recebido a cada dia. O participante deve então analisar aquelas que mais desperta  interesse ou curiosidade, respondendo-as, se desejar. Caso contrário, as mensagens deverão ser apenas lidas, guardadas ou descartadas, seguindo critérios de ordem pessoal. O interessado deverá expressar seus próprios pensamentos, independente de preconceitos de qualquer natureza, ou do nível de formação. Quando se faz perguntas é porque nada ou pouco sabemos sobre um determinado tema. A maior vergonha de se fazer uma pergunta, em tese considerada "boba" por muitos, é permanecer na ignorância! Certas perguntas pode até serem ingênuas, mas responda-as com humildade e respeito ao próximo pois estaremos contribuindo para o crescimento do irmão.

Caso o participante apresente ao grupo um tema para discussão, com pouca ou nenhuma repercussão, não deverá ser motivo para ser interpretado como simples descaso ou desconsideração dos demais membros.  A liberdade de todos deverá ser todavia preservada. Em geral vários temas poderão ser desenvolvidos em paralelo, cuja escolha será livre.

Para quem ainda não tem experiência na participação de grupos virtuais de discussão sugerimos visitar a página COMO PARTICIPAR DE UM FÓRUM DE DISCUSSÃO ATRAVÉS DA INTERNET que apresenta algumas dicas básicas nessa direção. Boas e produtivas sugestões e críticas serão muito bem vindas contanto que agreguem novos valores e facilidades ao fórum.


Já participo do grupo mas não estou recebendo mensagens. O que devo fazer?

Segundo os critérios adotados pela YAHOOGRUPOS, a condição "devolvendo mensagens" é dada ao participante do grupo cujo provedor de e-mail apresente mensagens de erro em decorrência de anomalias temporárias na rede (congestionamentos), caixa postal cheia (espaço de disco esgotado para mensagens), problemas de inadimplência junto ao provedor ou contas temporárias para estudantes de escolas secundárias ou universidades. Essa condição ocorre quando o YAHOOGRUPOS faz uma tentativa diária de transmissão de mensagens para o e-mail problemático, num intervalo de três semanas, sem sucesso. Neste caso o participante do grupo deixa de receber as mensagens mas tem a opção de lê-las no site do grupo no YAHOOGRUPOS..

O e-mail classificado na condição "devolvendo mensagens" num período superior a quatro semanas será retirado do cadastro pelo administrador do grupo. O recadastramento só ocorrerá através de um pedido feito pelo próprio interessado.

Ao se ausentar da Internet por algum período, devido a problemas de férias, viagens, etc., é recomendável pedir o seu desligamento temporário do fórum, até a sua volta. Isso evita que sua caixa postal fique cheia e, portanto, impedida de receber novas mensagens.

[Curso de Bíblia] [Calendário Litúrgico do Mês
[Manual do Católico] [Preces & Orações para Todos os Dias] [Ano Litúrgico "B"] [Home]


MUNDO CATÓLICO
Atualizada em 08/11/03