Curso de Bíblia

Esclarecimentos do Autor


Começaremos este estudo com o título do Livro que se examina, dividindo-se o assunto que ele ventila na forma pedagógica do curso, em títulos e subtítulos, e em capítulos, não em aulas. Não serão transcritos os textos ou perícopes em sua totalidade, apenas aqueles versículos importantes para a exposição, para forçar o leitor a acompanhar com a sua Bíblia, lendo-a e participando ativamente, conferindo toda citação sistematicamente e, acompanhando o raciocínio. 

Ocorrerão diferenças nos números dos versículos ou de vocabulário, em virtude da diferença de traduções, o que não deve preocupar. Não se fará um estudo meticuloso, versículo por versículo, mas um estudo despretensioso, da História da Salvação, traçando-se um "curso" pelas partes mais importantes dela, deixando outros aspectos por conta da leitura pessoal de cada um. Também não nos deteremos em aspectos a respeito de cada um dos livros em si, modo e data de sua confecção, sua divisão, ou os motivos de sua origem, e outros fatos já fartamente constantes das próprias introduções que os antecede nas Bíblias, poupando assim um tempo precioso que será melhor aplicado no estudo do contexto propriamente dito. Oportunamente ofereceremos um Plano de Leitura Diária que deverá ser parte integrante do estudo: "É preciso ler mais a Bíblia que livros sobre a Bíblia", já houve quem o dissesse.

Novos capítulos do Curso serão disponibilizados aqui a cada 30 dias , para dar tempo para um estudo paulatino e sistemático, sem pressa; algumas questões serão oferecidas para que o leitor examine a si mesmo, quanto a aspectos fundamentais da exposição, sem os quais o entendimento fica comprometido. 0 único objetivo do curso é Jesus Cristo e Sua Igreja, "a plenitude daquele que plenifica tudo em todos" (Ef 1,23).

Estaremos à disposição para as dificuldades que surgirão, pedindo desde já compreensão quanto a possíveis demoras no atendimento das questões levantadas, prevendo então algum provável acúmulo com o nosso cotidiano. Todavia jamais pretendemos deixar qualquer questão sem resposta adequada; quando fugir à nossa capacidade, ou competência, indicaremos onde ou com quem encontrar solução, quando nos for impossível buscá-la.

O curso é Católico pelo que somente identificar-se-á com a doutrina da Igreja. Por isso, aos católicos que o acompanharem, "aconselhamos"  rezar, principalmente Invocando o Divino Espírito Santo. O ideal seria que se fizesse acompanhar do Credo, de um Terço, um Glória e o Sinal da Cruz e, principalmente, da freqüência à Eucaristia. Sem o Espírito Santo nunca se conhecerá a Bíblia, foi Ele quem a escreveu. Por isso a necessidade da oração.


MUNDO CATÓLICO -  Página criada em 28/08/97 - Copyright © 1997 J.Haical Haddad