NÚMEROS
Terceira Parte
Nas margens orientais do Jordão

5.22  DISPOSIÇÕES FINAIS

Finalizando a permanência no local faz-se uma retrospectiva de todo o acontecimento desde a saída do Egito, para uma tomada de consciência histórica. Isso é feito, sem que se reproduza com perfeição o que foi narrado, pelo que muitas localidades não constaram anteriormente, a partir do Êxodo (Nm 33,1-49). Várias outras descrições dessas etapas são fornecidas na Escritura o que não deixa de oferecer alguma dificuldade pelas divergências e desencontros (Nm 21,12-20; Dt 1; 2; 10,6-7). Porém, o que é importante são as condições da herança exclusiva de cada tribo conforme a sorte que lhe caiba e conforme o seu tamanho familiar, desde que fossem expulsos os habitantes da terra:

"Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes passado o Jordão para a terra de Canaã, lançareis fora todos os habitantes da terra de diante de vós, e destruireis todas as suas pedras em que há figuras; também destruireis todas as suas imagens de fundição, e desfareis todos os seus lugares altos. (Nm 33,51-52).

"Tomareis a terra em possessão, e nela habitareis; porquanto a vós vos tenho dado esta terra para a possuirdes. Herdareis a terra por meio de sortes, segundo as vossas famílias: à família que for grande, dareis uma herança maior, e à família que for pequena, dareis uma herança menor; o lugar que por sorte sair para alguém, esse lhe pertencerá; segundo as tribos de vossos pais recebereis as heranças" (Nm 33,53-54).

Descreve-se então a terra a ser distribuída em herança, ou seja "a Terra de Canaã segundo os seus limites", assim delineados:

"Disse mais Iahweh a Moisés: Dá ordem aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando entrardes na terra de Canaã, será esta a que vos cairá em herança: a terra de Canaã, segundo os seus limites..."

Moisés deu ordem aos filhos de Israel, dizendo: Esta é a terra que herdareis por sortes, a qual Iahweh mandou dar às nove tribos e à meia tribo. Porque a tribo dos filhos dos rubenitas, segundo a casa de seus pais, e a tribo dos filhos de Gad, segundo a casa de seus pais, já receberam; também a meia tribo de Manassés já recebeu a sua herança. Estas duas tribos e meia receberam a sua herança deste lado do Jordão, na altura de Jericó, do lado oriental" (Nm 34,1-2.13-15).

São nomeados os escolhidos para proceder a partilha da terra, em nome de Iahweh e segundo os critérios estabelecidos:

"Disse mais Iahweh a Moisés: São estes os nomes dos homens que vos repartirão a terra por herança: Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num. Tomareis mais de cada tribo um príncipe, para repartir a terra em herança. São estes os nomes dos homens: (...seguem o nome dos doze representantes das doze tribos...) A estes Iahweh ordenou que repartissem a herança pelos filhos de Israel, na terra de Canaã" (Nm 34,16-29).

 |Volta|  |Índice Cap 5|  |Índice do Curso|  |Continua|


[Volta ao Índice Geral]  [Cadastro no Curso]  [Evangelho do Dia]  [Home]

CURSO DE BÍBLIA PELA INTERNET
- MUNDO CATÓLICO WEB SITE
  Copyright © 1997 by J.Haical Haddad - Página criada em 22/05/99
Hosted by C.Ss.R.Redemptor, Visite a Editora Santuário