NÚMEROS
Terceira Parte
Nas margens orientais do Jordão

5.17  OUTRO RECENSEAMENTO E DISPOSIÇÕES HEREDITÁRIAS

Como sempre ocorreu, as sedições e as várias situações novas exigiram reformulações do comportamento religioso e social, naturalmente abalados pelos vários desencontros. A mortandade ocasionada pela recente idolatria e as sedições ou indisciplinas anteriores, exigem um novo recenseamento, mesmo porque após quarenta anos de peregrinação muitos não mais eram vivos e outros eram desconhecidos. Impunha-se então uma tomada de consciência dos nomes das várias pessoas, que compunham o acervo tanto militar como familiar da comunidade. Militar para a conquista que iria se iniciar e familiar para a divisão proporcional da terra entre as tribos de Israel:

"Estes são os contados dos filhos de Israel, seiscentos e um mil e setecentos e trinta. E falou Iahweh a Moisés, e disse: A estes se distribuirá a terra em herança, segundo o número de pessoas. Aos que forem muitos, darás uma maior herança; e, aos que forem poucos, darás uma herança menor; a cada qual se dará a sua herança, segundo os que foram deles recenseados. Todavia, a terra se repartirá por sortes; conforme os nomes das tribos patriarcais, a herdarão. Será por sorte que será repartida a herança entre a tribo numerosa e aquela que é a menor" (Nm 26,51-56).

Estabelecidos os dois princípios norteadores da distribuição da Terra Prometida entre as tribos, pelo número de componentes e pela sorte, outras disposições são agregadas aos costumes. São soluções de caráter pragmático aos impasses surgidos, que eram oferecidas e aceitas como se fossem ordens diretas de Iahweh, por intermédio de Moisés. As normas de conduta em geral e a legislação foram organizadas de maneira empírica, tal como demandava a paz e a ordem buscando o bem comum. Por primeiro, o que se apresenta é a herança feminina, no caso da falta de filhos homens na família. Surge o problema quando, as filhas de Salfaad, reclamaram, com razão, que o seu pai ficara sem herança, como se não tivesse existido em Israel:

"Então, vieram as filhas de Salfaad... Apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes, e diante de todo o povo, à porta da tenda da congregação, dizendo: Nosso pai morreu no deserto e não estava entre os que se ajuntaram contra Iahweh na sedição de Coré; mas morreu no seu próprio pecado e não teve filhos ("homens"). Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai. Moisés levou a causa delas perante Iahweh. Disse Iahweh a Moisés: As filhas de Salfaad falam o que é justo; certamente, lhes darás possessão de herança... Dirás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então, fareis passar a sua herança a sua filha. E, se não tiver filha, então, a sua herança dareis aos irmãos dele. Porém, se não tiver irmãos, dareis a sua herança aos irmãos de seu pai. Se também seu pai não tiver irmãos, dareis a sua herança ao parente mais chegado de sua família, para que a possua; isto aos filhos de Israel será prescrição de direito, como Iahweh ordenou a Moisés" (Nm 27,1-11).

"Nosso pai morreu no deserto e não estava entre os que se ajuntaram contra Iahweh no grupo de Coré...", isto é, não praticara ato nenhum pelo qual se deva deserdá-lo; só deve ter participado da resistência que se opuseram à primeira tentativa de conquista, pelo que "morreu no seu próprio pecado"; não foi dissidente com os que acompanharam Coré; inexistindo, portanto, motivo para que não recebam a parte de seu pai, conservando vivo o seu nome, com a participação dele para a posteridade (Nm 32,41; Dt 3,4; Es 2,61; Ne 7,63). "Moisés levou a causa delas perante Iahweh...", isto é, na frente da Tenda da Reunião, Moisés entra em contato contemplativo com Iahweh e traz a solução. Justa é a outorga da herança a elas, traçando assim a regra para os casos similares, coerente com a Lei do Levirato (Dt 25,5-10), e com o retorno jubilar da propriedade (Lv 25,10 / Nm 36).

 |Volta|  |Índice Cap 5|  |Índice do Curso|  |Continua|


[Volta ao Índice Geral]  [Cadastro no Curso]  [Evangelho do Dia]  [Home]

CURSO DE BÍBLIA PELA INTERNET
- MUNDO CATÓLICO WEB SITE
  Copyright © 1997 by J.Haical Haddad - Página criada em 22/05/99
Hosted by C.Ss.R.Redemptor, Visite a Editora Santuário