Curso de Bíblia

Aprovação Eclesiástica


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo:

A Constituição Dogmática "Lumen Gentium", referindo-se ao leigo diz:

O apostolado dos leigos é participação na própria missão salvífica da Igreja. A este apostolado todos são destinados pelo próprio Senhor através do Batismo e da Confirmação. Os Sacramentos, principalmente a Sagrada Eucaristia, comunicam e alimentam aquela caridade para com Deus e os homens, que é a alma de todo apostolado. Os leigos, porém, são especialmente chamados para tornarem a Igreja presente e operosa naqueles lugares e circunstâncias onde apenas através deles ela pode chegar como sal da terra. Assim todo leigo, em virtude dos próprios dons que lhe foram conferidos, é ao mesmo tempo testemunha e instrumento vivo da própria missão da Igreja "na medida do dom de Cristo (Ef 4,7) (nº 33)

Por sua vez estabelece a Constituição Dogmática Dei Verbum:

A Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura estão portanto entre si estreitamente unidas e comunicantes. Pois promanando ambas da mesma fonte divina, formam de certo modo um só todo e tendem para o mesmo fim. Com efeito, a Sagrada Escritura é a Palavra de Deus enquanto é redigida sob a moção do Espírito Santo; a Sagrada Tradição, por sua vez, transmite integralmente aos sucessores dos Apóstolos a Palavra de Deus confiada pelo Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos para que, sob a luz do Espírito de verdade, eles por sua pregação fielmente a conservem, exponham e difundam; resulta, assim, que não é através da Sagrada Escritura apenas que a Igreja deriva sua certeza a respeito de tudo que foi revelado. Por isso, ambas [Escritura e Tradição], devem ser aceitas e veneradas com igual sentimento de piedade e reverência (n.º 9).

Não é outro o motivo que nos move a apresentar o Curso de Bíblia estruturado de acordo com a Tradição e o Magistério da Igreja, narrando a História da Salvação desde os primórdios do Antigo Testamento, acompanhando-a e concluindo-a no Novo Testamento. É fruto do trabalho de leigos do Movimento Bíblico da Diocese de São João Del-Rei, fundado em 1980, que tem por objetivo a difusão da Bíblia entre os católicos.

Principalmente porque o uso da Bíblia entre  católicos agora muito tem se intensificado com a Assistência do Magistério da Igreja pelo que não podemos deixar de aplaudir esta iniciativa laica de se difundir a Sagrada Escritura via Internet. O Leigo na Igreja não é, como em outras áreas do saber humano, um ignorante na fé, não tendo por ela nenhuma responsabilidade, pelo contrário, o leigo também evangeliza e tem a mesma responsabilidade sacerdotal pela difusão do Evangelho, em virtude do Batismo e da Confirmação, apesar da diferença apenas funcional que desempenha na Igreja.

Identificando-se com a Nova Evangelização e se incorporando ao mais atual dos novos meios de comunicação, pela Internet, através do site  Mundo Católico, também por iniciativa e direção de leigos conscientes de seu papel na Igreja, a quem cumprimentamos e abençoamos, este Curso de Bíblia que se inicia tem a minha aprovação Eclesiástica e Bênção Apostólica.

São João Del-Rei, 21 de julho de 1997.

D. Waldemar Chaves de Araújo
Bispo Diocesano de São João Del-Rei
Praça Frei 0rlando,  130, Caixa Postal 102
Fones: (032) 371.1060 (Resid.)/371.1011 (Cúria)
36.300-000 SÃO JOÃO DEL-REI - MG


MUNDO CATÓLICO - Página criada em 28/08/97