Curso de Bíblia
Apresentação

"Promover uma maior inserção de leigos e leigas no campo das comunicações, reconhecendo a especificidade da presença dos mesmos como animadores dos processos comunicacionais na comunidade e levando em conta a potencialidade que geralmente têm de dialogar com os meios de comunicação"  é o que preconiza o Documento Nº 59 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).  Através da Internet, também estamos fazendo cumprir a determinação de Jesus Cristo que, através das Sagradas Escrituras, afirma: "Ide ao mundo inteiro, proclamai o Evangelho a todas as criaturas" (Mc 16, 15).  E São Marcos diz ainda: "Os discípulos foram proclamar a Boa Nova por toda parte" (Mc 16, 20)

A Palavra de Deus apresenta-se aos católicos através de dois canais: as Escrituras Sagradas e a Tradição Oral, apregoada pelo magistério da Igreja.  Os primeiros cristãos espalharam o Evangelho por tradição oral, em toda a parte, durante os primeiros decênios, conforme as cartas de São Paulo. Os ensinamentos, oral e pelas cartas  foi transmitido pelos Apóstolos, como Tradição Apostólica, aos bispos e presbíteros por eles escolhidos e consagrados.  De "Gutemberg à Internet"  a Bíblia Sagrada tem se tornado cada vez mais popular  em todo o mundo. O advento do computador e, por extensão, da Internet, fez com que o acesso e a pesquisa da Bíblia fosse feito de forma simples, eficiente e, sobretudo, rápida.

Ler a Bíblia, sem conhecer os seus fundamentos, já não basta: o cristão despreparado incorre em interpretações errôneas e a infinitos questionamentos inconclusivos, confundindo a sua própria fé, a do seu próximo, podendo até perder  a sua paz interior. Por ser aparentemente mais simples de ser assimilado pelo laico, o Novo Testamento, assim como todo o Antigo, também apresenta livros de difícil interpretação, mesmo por especialistas, como no caso livro do Apocalipse, por exemplo. Certas passagens precisam ser interpretadas à luz realidade cultural da época em que os mesmos foram escritos; precisamos entender igualmente o estilo da escrita, as razões históricas, etc.

O Curso de Bíblia, conduzido por José Haical Haddad, objetiva levar os fundamentos das Sagradas Escrituras aos demais irmãos que utilizam a Internet como um novo, moderno e ágil meio de comunicação. Nascido em Lavras, Minas Gerais, o autor utiliza aqui três ferramentas básicas: a Bíblia, essa obra divina  e maravilhosa, o Novo Catecismo da Igreja Católica, uma verdadeira enciclopédia de doutrina, ensinamentos e verdades da Tradição Católica,  e seu abençoado dom de assimilar, compartilhar e transmitir a Palavra de Deus, através de inúmeros cursos e palestras aplicados na área da Diocese de São João Del-Rei (MG), cujo bispo, D. Waldemar Chaves de Araújo, não teve qualquer dúvida em dar a sua Aprovação Eclesiástica e Bênção Apostólica.

Todo o material deste curso pode ser  impresso e colecionado, como se fossem apostilas,  para suas próprias consultas e  ainda para estudos em grupos, tornando o aprendizado  mais produtivo  pela sinergia da troca de informações entre irmãos. As  notas de esclarecimentos do autor apresentam informações complementares para a sua melhor orientação. José Haical também estará sempre receptivo  a sugestões, comentários,  etc., que possa resultar em uma melhor otimização deste curso, em prol de um melhor aproveitamento  dos nossos visitantes.

A partilha da Palavra e dos conhecimentos que nos foram concedidos generosa e gratuitamente por Deus estão sendo agora retribuídos, da mesma forma, para que  também possamos, com este nosso gesto, ser o "sal da vida" e "luz do mundo" nos corações abertos dos "navegantes" da fé cristã.

Paz e Bem!

Everaldo Souto Salvador 
Mundo Católico


MUNDO CATÓLICO® -  Página criada em 04/09/97